Entrando no propósito de Deus para a minha vida

1. Até que você não possa ficar de pé
A visão é tão crucial para entrar em seu propósito.

Ezequiel 47 fala do rio que flui do templo, do Santo dos Santos (ver Isaías 6:1-6). Esta passagem é poderosa porque mostra que, se você buscar a santidade de Deus, sem dúvida receberá visão para o propósito que Ele tem para você.


Mas, como mostra a passagem, isso não é alcançado dentro da sua zona de conforto.
Ezequiel progride através de quatro níveis diferentes antes que ele seja capaz de ver. Muitas vezes pedimos a Deus que revele nosso propósito, mas só estamos dispostos a ir até o tornozelo. A visão que Ezequiel vê é de vida abundante sustentada pela proximidade com a santidade de Deus (o rio, ver Salmo 1:1-3). As coisas que se afastam acabam estagnadas e sem vida (Ez. 47:11).
Se você quer clareza e visão sustentada para o seu propósito, você precisa se aventurar em um relacionamento com Deus que empurre seus limites. Um em que você está imerso, onde seus pés não tocam o fundo da sua zona de conforto. É neste lugar que você entrega seu controle e, em troca, se vê levado por Ele a um propósito que contém a plenitude da vida.

Leitura : Ezequiel 47:1-12


Isaias 6:1-6
Salmos 1:1-3

2. Propósito na espera 



Estamos vivendo em uma geração do controle remoto, do micro-ondas, do fastfood. Tudo tem que acontecer agora. Não podemos esperar, e os resultados têm que ser instantâneos. O mesmo pode ser com a forma como vemos o nosso propósito às vezes.


Podemos acreditar que Deus nos chamou para algo - para levar milhares em adoração, para ter um negócio próspero e ganhar um salário de 6 dígitos, para encontrar o amor de nossas vidas e nos casarmos, para viajar pelo mundo pregando o evangelho ... a lista continua. Não há nada de errado em acreditar que essas coisas aconteçam. No entanto, na maioria das vezes leva tempo e espera para chegarmos a esse lugar!
Estima-se que Davi tinha apenas cerca de 15 anos de idade quando foi ungido por Samuel para se tornar o rei de Israel, mas Davi não assumiu essa posição até os 30 anos de idade (2 Samuel 5:4)! Naqueles anos de espera, Deus preparou Davi para se tornar um rei. Foi no deserto onde Davi aprendeu algumas das lições mais valiosas de sua vida, onde tudo em que ele podia confiar era em Deus.
Estudar os Salmos nos dá uma visão da tristeza que Davi passou, das lágrimas que ele derramou, mas também de como ele aprendeu sobre a fidelidade de Deus, de Seu grande amor e como Davi pôde encontrar sua força e refúgio Nele. Leia o Salmo 25. Passar por esses tempos moldou Davi no grande e piedoso homem que Deus havia designado para se tornar rei de Israel.
Assim como Davi, a espera é uma época em que as coisas podem não ser fáceis, mas é uma época em que Deus nos prepara para tudo o que está à frente, à medida que entramos em tudo o que Ele tem para nós! Tenha certeza de que Deus vai com você quando você sai para as grandes coisas que Ele tem reservado para você.

Leitura:


2 Samuel 5:4
Salmos 25:1-22

3. Um Propósito Simplificado


A ideia de “propósito” é algo que me deixava muito confusa quando comecei a frequentar aa igreja.  Como Deus quer me usar? Quando eu descobriria? O que eu deveria fazer até isso acontecer? Eu fazia com frequência essas perguntas e terminava vazia e desanimada. 
Lutava com isso constantemente até que um dia encontrei um versículo, que honestamente mudou a minha vida — “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Cor. 10:31)
Revelação definida. 
Sim, Deus detalhou planos únicos para você. Sim, o seu propósito é diferente dos propósitos de todas as outras pessoas. Mas todas estas coisas existem por um propósito abrangente, coletivo e intrínseco: dar a glória a Deus.
Deus não está procurando por um ego aumentado! Seu chamado para ser glorificado vem do Seu grande amor por nós. Ele sabe que quando percebemos a Sua bondade e Lhe atribuímos valor, recebemos a revelação e começamos a entender o Seu amor por nós num nível mais profundo. Este amor muda tudo.
Deus nos ama quer O glorifiquemos ou não, mas o Seu desejo é que conheçamos a plenitude desse amor. Toda glória a Deus! Este é o nosso propósito.
Leitura: 
1 Coríntios 10:31
Romanos  6:13
Isaias 43:5-7

4.  Perseverança na fé 

Houve tantos heróis incríveis que vieram antes de nós, entrando em seu propósito de fazer a diferença, moldando o mundo para o que conhecemos hoje. Alguns nomes como Nelson Mandela, Madre Teresa, até Bethany Hamilton (que apesar de sua deficiência nunca desistiu de seu propósito e chamado). 
Todos nós podemos aprender com esses líderes incríveis, e há tantos atributos que os fizeram se destacar como heróis. No entanto, quero me concentrar em um atributo que essas três figuras tinham, que é fundamental para 'Entrar em seu propósito' — e isso é perseverança na fé! 
A perseverança pode ser uma tarefa difícil quando vivemos em um mundo cheio de negatividade — especialmente em relação ao cristianismo e a Deus. Mas uma coisa você pode ter certeza é que Deus está do seu lado! Se nosso Criador o chamou e criou seu propósito, ele pretende que você o alcance. Pode parecer maior do que você agora... e quer saber, É! Mas deixe-me encorajá-lo com a história de como o profeta Jeremias surgiu e como Deus o chamou.
Através do capítulo 1 de Jeremias (em poucas palavras), vemos Deus chamando Jeremias para ser um profeta não apenas para seu povo, mas PARA AS NAÇÕES — tarefa assustadora certo? Mas Deus vai além para assegurar e equipar Jeremias para seu propósito (Jeremias 1:9-14). Com toda a honestidade, Jeremias tinha muito peso na área de propósito, mas Deus promete a Jeremias que Ele nunca o deixará ou o abandonará.
A partir desta mensagem, podemos ter a maior certeza de que Deus pretende que você alcance seu propósito, mesmo que a tarefa pareça difícil. Podemos anotar a persistência de Jeremias em ter sucesso com Deus! O inimigo não pode tocar o que Deus designou, a menos que lhe demos permissão. Deus o chamou para ter sucesso em seu propósito porque Ele acredita em você e o criou para essa coisa específica. Ele está com você e você tem todo o céu te apoiando! Portanto, mantenha sua cara de jogo, continue pressionando e não ouça as mentiras e o desânimo do inimigo. Persistência é a chave para ver seu propósito dado por Deus ganhar vida! 
Você, a própria pessoa que está lendo isso, pode e será um herói que este mundo precisa, então tenha coragem e ouça a promessa que Deus deu a Jeremias — “Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.” (Jeremias 1:19)
Leitura: 
Jeremias 1:9-14
Jeremias 1:19 

5. Entre no Propósito Através do Serviço Altruísta 

Paulo chama os Gálatas a viverem uma vida que expresse generosidade altruísta, o que contrasta com um mundo egoísta. A liberdade que recebemos de Cristo não é uma licença para a ambição, mas, pelo contrário, uma oportunidade para glorificar a Deus e servir os outros em amor (Veja Gálatas 5:13). 
Nós podemos olhar para Jesus como o exemplo perfeito de alguém que entrou em seu propósito através do serviço altruísta. Em Sua humanidade, Ele soube o preço do serviço altruísta, quando disse, “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice”. Ainda encontramos Jesus fazendo o ato grandioso de serviço altruísta, quando também disse, “Não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Ele morreu para que possamos entrar no propósito. Ele morreu para que possamos ajudar outros a fazer o mesmo (Veja Mateus 26:39).
Enquanto você ora, peça para que o Senhor lhe revele o contexto no qual você pode servir aos outros em amor. Você pode descobrir-se em situações onde está servindo às pessoas na igreja ou no trabalho. Faça o que fizer, faça tudo como sendo para Deus, pelo amor e liberdade que Ele tem lhe dado. 
Leitura: Galatas 5:13
Mateus 26:39



Baseado em escritos de:  Candace Tossas,  Joshua Sijl, Hannah White, Ashleigh Meyer, Chenaniah Darma. 
Tradução Literal e Adaptação: Denise Mardegan


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado