Jesus Chorou e eu também!

João 11:35 - Jesus Chorou

Minha neta de 4 anos esta passando as férias na minha casa. Hoje ela acordou antes que eu e foi ao banheiro. Quando foi me procurar na cama, ela não me reconheceu, pois eu estava com a coberta do meu marido e do lado da cama dele. Ela saiu do quarto. Eu me levantei e fui atrás dela. Ela estava chorando. Pensou que eu tinha saido e que quem estava na cama era o vovô. Ela me pediu desculpa por estar chorando. Eu imediatamente falei que ela não precisava se desculpar. Que era bom ela chorar quando estivesse triste. Ela me olhou triste, me abraçou, chorou mais um pouco. Depois perguntou: posso chorar quando eu estiver com medo? Eu respondi que sim.

Contextualizei o que aconteceu com a nossa vida de adultos. A pouco tempo fui no psicquiatra. Estou em tratamento para Burn out (esgotamento mental) e o medico está tirando o ansiolitico aos poucos. Nesta ultima o plano era tirar totalmente e eu ser liberada pelo menos de um dos remedios. No dia eu estava triste e preocupada com algumas coisas particulares e quando o médico me perguntou: Você está triste hoje? Eu imediatamente respondi que não. Que eu estava ótima.

Ele então falou: Estou notando que voce está triste. Eu falei que realmente estava me sentindo triste aquele dia. Ele então me explicou que a gente pode legitimamente estar se sentindo triste por várias razões e a depressão pode não estar à vista. De fato, para que seja depressão clínica, deve haver um conjunto de outros sintomas presentes ao longo de um período de tempo. Um dia de tristeza prolongada não equivale a depressão. Outras coisas além da tristeza prolongada que estão acontecendo se a depressão estiver presente: insônia, falta de interesse em atividades agradáveis, mudança de apetite, fadiga, dificuldade de concentração.

Tristeza é se sentir humano! A tristeza é uma emoção humana importante e necessária!

Quando há perda ou derrota, uma das respostas normais a esses sentimentos deve ser a tristeza. A percepção de perda ou derrota também produz tristeza. O que significa que uma perda ou derrota real pode não ter acontecido, mas se prestarmos atenção, a tristeza é uma das emoções que sentimos. Eu não tinha realmente saido de casa, mas a minha neta se sentiu perdida. Fiquei pensando em que muitas vezes a gente escuta dos adultos que os jovens de hoje não se importam muito com as familias, mas será que não foi a atitude de impedir que as crianças sentissem que as fez mais "insensiveis"?

Eu aprendo que não posso me apressar a descartar a tristeza. Ela está lá por uma boa razão, e cabe a gente explorar as razões pelas quais está presente e se aceitar. E

u sei que essas não são as conversas normais que se tem a mesa de refeição com seus familiares, mas muitos estão perdendo a verdadeira vida por causa de sua incapacidade e falta de vontade de chorar. Sim, eu quis dizer chorar. Jesus chorou! A pior coisa que alguém pode lhe dizer quando você está se sentindo triste ou uma emoção que justifica o choro ou outra expressão humana é não fazê-lo - não chorar. E muitas vezes, mesmo que as pessoas não digam isto, elas expressam o desconforto de outros modos "mais silenciosos".

Me dou o direito de me sentir triste, e não me apresso mais em afastar a tristeza por causa de meu desejo de ser feliz, porque a tristeza pode ser igualmente benéfica para as outras emoções que também sinto. Está lá por uma boa razão, e cabe a gente descobrir o porquê, não descartar, mas explorar. Todas as emoções, incluindo a tristeza, são necessárias e têm um papel importante a desempenhar. Se a gente dedicar um tempo para cavar mais fundo para descobrir por que estamos triste, isso pode ajudar a avaliar nossa vida e fazer as mudanças e ajustes necessários. Também pode ajudar a saber quando pedir ajuda a outras pessoas.

Expliquei para a Eloá que se isto acontecer de novo, ela pode mexer na coberta e ver se quem está lá sou eu ou o vovô. Se ver que é o vovô, ela pode acorda-lo e perguntar onde eu estou, que ela pode pedir um abraço para ele, e que se ficar triste pode chorar, sem precisar pedir desculpas.

Jesus chorou, a Eloá chorou e eu também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado