Maridos: Amem. Esposas: Respeitem.

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efesios 5:33

Amor & Respeito — um conceito simples, e é tão eficaz.

Considero esta o principal versículo na bíblia em relação do que é um casamento. Marido: ame. Esposa: respeite.

Amor e Respeito é a essência, o resumo do que Deus planeja para os casamentos.

Confirmo leio esta passagem, me questiono porque Deus mandou o homem amar? Logo vejo não apenas em mim, mas na grande maioria das mulheres, que a gente deseja ser amada com toda a força de nosso ser. Mulher geralmente é mais afetiva, demonstra com maior facilidade seus sentimentos e também costuma demonstrar mais a sua necessidade de demonstrações de amor.

Mas dai leio a outra parte, que fala para que as esposas respeitem o marido. Na minha opinião, o que Deus aqui está querenco dizer é que o homem precisa ser respeitado pelo o que ele é. E as vezes ele necessita receber um respeito que vai além do que ele é. Assim como a mulher quer sentir o amor incondicional, o homem quer sentir o respeito incondicional. Voce consegue ver ai o paralelo entre Cristo e sua noiva?

I Pedro 3:1-2 diz:

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

Aqui fala diretamente para esposas que estão casadas com homens que não obedecem a Deus. Sobre nós está a responsabilidade de ganhar nosso marido por meio de nosso comportamento exemplar. Amar incondicionalmente...

Quero deixar bem claro que isto não dá legalidade para que a mulher se cale diante de violência doméstica. Se a esposa for vitima de violência doméstica, a situação é diferente. Você respeita, mas nem por isso irá aceitar apanhar.

Sabe porque: Porque o amor é incondicional e o respeito é incondicional também. E você também tem que se amar. Mas para se amar, não precisamos desrespeitar nosso marido.

O marido que nã

o recebe este respeito incondicional não consegue demonstrar o amor incondicional. E quando um marido se sente desrespeitado, ele reage negativamente de uma forma que para sua esposa parece desamor. Ela está clamando por amor, mas se depara com desrespeito. Desrespeito que é expresso por gritos, por palavras ásperas, por desprezo. Ele está clamando por respeito, mas ele se deparar com o desrespeito. E assim nasceu o que eu chamo de Ciclo Louco: sem amor, ela reage sem respeito. Sem respeito, ele reage sem amor.

Porém, nos podemos quebrar este circulo. Podemos respeita-lo pelo o que ele é, nao pelo o que nos queremos que ele seja. Isto é amor incondicional. E então, ao se sentir respeitado, ele começa a lavar a louça para a sua esposa, como aconteceu com a Fatima. Comigo, meu marido me levou sopa na cama outro dia, pois eu já estava deitada e falei que estava cansada para descer as escadas. Quando ele apareceu com a tigela de sopa para mim, eu fiquei boquiaberta. Foi a primeira vez em 16 anos que ele me serviu algo. E detalhe: quem fez a sopa foi ele e num capricho surpreendente.

Eu sei que não é fácil a gente respeitar quando a gente não se sente amada, mas te convido a quebrar esta barreira no teu coração e simplesmente perdoar as vezes que ele não demonstrou amor por você. Pense em como Cristo nos ama, mesmo com a gente fazendo besteira a todo o tempo e vamos tentar ser igual a ele.

Respeitar o nosso marido não nos deixa menos empoderadas. Muito pelo contrário, nos enche do poder de Cristo em nossas vidas, da sua autoridade para pregar a sua palavra e vivermos todas as promessas que ele tem para nós.

Vamos orar?

Senhor, me curvo diante de sua autoridade, respeitando a tua vontade, o teu designio e as tuas ordenanças. Tú és o meu código de conduta, e eu me comprometo a cum prir os seus preceitos, ensine-me a saber mais sobre a tua vontade para a minha vida e para a vida de meu marido. Ensine-me a ter mais respeito por ele, para que ele também me ame como eu preciso e desejo. Que este respeito por ele inclua o ouvir, permitindo que ele seja quem ele é, e não quem eu desejo que ele seja. Que o teu respeito por nós seja refletido em minhas ações, em nosso de Jesus. Amem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Gratidão em Tempos Dificeis

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus