Maridos: Amem. Esposas: Respeitem.

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efesios 5:33

Amor & Respeito — um conceito simples, e é tão eficaz.

Considero esta o principal versículo na bíblia em relação do que é um casamento. Marido: ame. Esposa: respeite.

Amor e Respeito é a essência, o resumo do que Deus planeja para os casamentos.

Confirmo leio esta passagem, me questiono porque Deus mandou o homem amar? Logo vejo não apenas em mim, mas na grande maioria das mulheres, que a gente deseja ser amada com toda a força de nosso ser. Mulher geralmente é mais afetiva, demonstra com maior facilidade seus sentimentos e também costuma demonstrar mais a sua necessidade de demonstrações de amor.

Mas dai leio a outra parte, que fala para que as esposas respeitem o marido. Na minha opinião, o que Deus aqui está querenco dizer é que o homem precisa ser respeitado pelo o que ele é. E as vezes ele necessita receber um respeito que vai além do que ele é. Assim como a mulher quer sentir o amor incondicional, o homem quer sentir o respeito incondicional. Voce consegue ver ai o paralelo entre Cristo e sua noiva?

I Pedro 3:1-2 diz:

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

Aqui fala diretamente para esposas que estão casadas com homens que não obedecem a Deus. Sobre nós está a responsabilidade de ganhar nosso marido por meio de nosso comportamento exemplar. Amar incondicionalmente...

Quero deixar bem claro que isto não dá legalidade para que a mulher se cale diante de violência doméstica. Se a esposa for vitima de violência doméstica, a situação é diferente. Você respeita, mas nem por isso irá aceitar apanhar.

Sabe porque: Porque o amor é incondicional e o respeito é incondicional também. E você também tem que se amar. Mas para se amar, não precisamos desrespeitar nosso marido.

O marido que nã

o recebe este respeito incondicional não consegue demonstrar o amor incondicional. E quando um marido se sente desrespeitado, ele reage negativamente de uma forma que para sua esposa parece desamor. Ela está clamando por amor, mas se depara com desrespeito. Desrespeito que é expresso por gritos, por palavras ásperas, por desprezo. Ele está clamando por respeito, mas ele se deparar com o desrespeito. E assim nasceu o que eu chamo de Ciclo Louco: sem amor, ela reage sem respeito. Sem respeito, ele reage sem amor.

Porém, nos podemos quebrar este circulo. Podemos respeita-lo pelo o que ele é, nao pelo o que nos queremos que ele seja. Isto é amor incondicional. E então, ao se sentir respeitado, ele começa a lavar a louça para a sua esposa, como aconteceu com a Fatima. Comigo, meu marido me levou sopa na cama outro dia, pois eu já estava deitada e falei que estava cansada para descer as escadas. Quando ele apareceu com a tigela de sopa para mim, eu fiquei boquiaberta. Foi a primeira vez em 16 anos que ele me serviu algo. E detalhe: quem fez a sopa foi ele e num capricho surpreendente.

Eu sei que não é fácil a gente respeitar quando a gente não se sente amada, mas te convido a quebrar esta barreira no teu coração e simplesmente perdoar as vezes que ele não demonstrou amor por você. Pense em como Cristo nos ama, mesmo com a gente fazendo besteira a todo o tempo e vamos tentar ser igual a ele.

Respeitar o nosso marido não nos deixa menos empoderadas. Muito pelo contrário, nos enche do poder de Cristo em nossas vidas, da sua autoridade para pregar a sua palavra e vivermos todas as promessas que ele tem para nós.

Vamos orar?

Senhor, me curvo diante de sua autoridade, respeitando a tua vontade, o teu designio e as tuas ordenanças. Tú és o meu código de conduta, e eu me comprometo a cum prir os seus preceitos, ensine-me a saber mais sobre a tua vontade para a minha vida e para a vida de meu marido. Ensine-me a ter mais respeito por ele, para que ele também me ame como eu preciso e desejo. Que este respeito por ele inclua o ouvir, permitindo que ele seja quem ele é, e não quem eu desejo que ele seja. Que o teu respeito por nós seja refletido em minhas ações, em nosso de Jesus. Amem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado