Série Sexo no Casamento: Casamento sem sexo (parte 7)

A intimidade física faz parte do plano normal de Casamento de Deus, e um marido e uma mulher têm a responsabilidade de atender às necessidades um do outro nesta área (1 Coríntios 7:2-4). Supondo que não haja condição física ou médica que impeça a atividade sexual, a falta de sexo no casamento deve vir por consentimento mútuo para atividades espirituais por curtos períodos de tempo (1 Coríntios 7:5).

Um casamento sem sexo é motivo de preocupação. Novamente descartando dificuldades físicas, a raiz é emoci0onal ou espiritual. A primeira ordem de negócios é orar por sabedoria, misericórdia e graça para ajudar no tempo da necessidade (Tiago 1:5; Hebreus 4:16). É sempre bom colocar a própria casa em ordem antes de procurar corrigir outra pessoa; portanto, se um cônjuge se sentir injustiçado nesta área, deve pedir ao Senhor que revele qualquer coisa que possa estar fazendo para contribuir com o problema (Salmo 139:23). Deus responderá a tal oração, desde que estejamos dispostos a ouvir.

Caso o cônjuge privado descubra que contribuiu para a causa da falta de sexo no casamento, o pecado deve ser confessado a Deus e ao cônjuge e medidas tomadas para corrigir o comportamento (Provérbios 28:13). Se isso foi feito e a intimidade sexual ainda está retida, o cônjuge injustiçado deve continuar orando diariamente pela graça de amar incondicionalmente e confiando em Deus para trabalhar em Seu tempo. Este é agora um teste de fé (Tiago 1:2-4). O tempo todo, o cônjuge privado deve tomar cuidado para manter as linhas de comunicação abertas com seu parceiro e nunca negligenciar as ordens de Deus sobre a relação conjugal (Efésias 5:22-33). É preciso tempo e paciência para esperar pelo Senhor e manter os olhos nele para superar as circunstâncias.

Se a falta de sexo no casamento é devido à esposa recusar intimidade, o marido deve considerar se ele está sendo obediente ao comando de Deus para amar sua esposa como Cristo ama a igreja (Efésios 5:25-33) ou se ele está vivendo com ela de "forma compreensiva" (1 Pedro 3:7, ESV). Isso é especialmente importante se ela tem sentimentos de inferioridade ou rejeição. Muitas vezes, um marido pode não reconhecer sua parte nos problemas de sua esposa, e ela está apenas agindo por frustração ou raiva reprimida. Comunicação honesta e perdão são as melhores formas de abordar essa questão; tenha cuidado para evitar jogar "o jogo da culpa". O primeiro Corinthians 13 pode ser a lista de verificação — a descrição do amor desse capítulo corresponde ao tratamento do marido à esposa? O amor divino o afastará da amargura contra sua esposa e da dureza em relação a ela (Colossenses 3:19).

Se a falta de sexo no casamento é devido ao marido recusar intimidade, a esposa pode estar negligenciando sua responsabilidade diante de Deus para amar, respeitar e se submeter ao marido (Efésios 5:22-24). Se ele se sentir negligenciado, inferior ou dominado, ele pode recusar intimidade para obter igualdade ou recuperar o controle, ou ele pode perder completamente o interesse. De qualquer forma, "Faça com que ninguém fique aquém da graça de Deus e que nenhuma raiz amarga cresça para causar problemas e profanar muitos" (Hebreus 12:15).

Se um cônjuge está retendo sexo aparentemente sem motivo, pode haver um problema mais profundo e suprimido decorrente do passado. Neste caso, o aconselhamento pode ajudar o problema a vir à tona e, com sorte, ser tratado. De qualquer forma, ambas as partes devem tirar uma folga e sentar-se com a intenção de falar sobre isso sem transferir a culpa. Um pastor ou conselheiro bíblico pode ser uma ajuda maravilhosa durante essas conversas. O objetivo deve ser entender a perspectiva do cônjuge, para que o casal possa então se mover juntos na direção certa e permitir que a mudança comece.

A cura não pode ser forçada e pode levar algum tempo. Enquanto isso, o perdão é um comando imediato (Mateus 6:14-15). Se ambas as partes querem o melhor de Deus e se o processo for feito em humildade e sinceridade, a intimidade plena é possível mais uma vez. Um casal ferido deve comprometer-se com o tempo na Palavra diariamente, a oração, a obediência a Deus, e uns aos outros. Então eles podem confiar pacientemente no Senhor para trabalhar em ambos os seus corações e curar o que está causando a falta de sexo no casamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado