Deus está desatento?

ORAÇÃO:

Deus, ajude-me a deixar de lado as distrações e preocupações do dia para me concentrar em você.

LEITURA:

Essa história começa com um homem chamado Rei Herodes, o Grande. Ele foi chamado assim não porque era uma grande pessoa, mas porque foi um grande construtor. Na verdade, ele era uma pessoa horrível que, entre outras coisas terríveis, mandou assassinar os bebês em Belém quando ouviu que um rei poderia nascer e entraria em conflito com seus objetivos e ambições.

Quando Herodes, o Grande, morreu, seu reino foi dividido entre dois de seus filhos: Herodes Arquelau e Herodes Antipas. Seu terceiro filho foi Herodes Filipe. Uma sobrinha, Herodias, apaixonou-se por Herodes Filipe. Eles se casaram e tiveram uma filha chamada Salomé.

Então Herodias se divorciou de Herodes Filipe e se casou com o irmão dele, Herodes Antipas. Ela se tornou a Rainha da Galiléia.

Deus enviou João Batista (que era primo de Jesus) à Galileia para pregar o arrependimento ao povo. Ele disse a eles que Deus faria algo incrível e eles precisavam estar prontos - eles não reconheceriam a obra de Deus se tivessem pecado em suas vidas. E ele era um herói entre o povo.

Quando Herodias se mudou para o palácio com o novo rei Herodes e se tornou sua esposa, isso era contra a lei judaica. John a confrontou, dizendo que ela havia pecado contra Deus porque se casou com o irmão de seu marido.

Portanto, Herodias odiava João Batista e queria que ele fosse morto. Mas seu marido temia que haveria uma insurreição contra ele como rei entre o povo judeu se ele fizesse isso.

O que acontece a seguir? Leia como Marcos, um seguidor de Jesus no primeiro século, registra o que aconteceu.

Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. 18Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: “Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!”. - Marcos 6:17–18 (NTLH)

João está se referindo à lei do Antigo Testamento—não à lei romana ou à lei grega. Ele os estava responsabilizando perante a lei judaica.

Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia 20porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo. - Marcos 6:19–20 (NTLH)

Herodias não queria apenas João na prisão; ela o queria morto. Mas Herodes queria que João Batista fosse tirado da prisão para se divertir e realmente o ouvia. Herodes sabia que João não merecia morrer. Ele também sabia que se o povo da Galileia soubesse que ele havia executado seu herói popular, isso não seria bom.

Então, João Batista estava sentado na prisão. Ele havia sido enviado para anunciar Jesus, e ele havia feito isso. Ele havia batizado Jesus. Ele havia feito tudo o que Deus lhe pedira para fazer. E agora ele está na prisão por fazer a coisa certa. Jesus estava curando pessoas e fazendo todo tipo de coisas para estranhos, mas não estava fazendo nada por seu próprio primo. E João começou a ter dúvidas sobre Jesus.

Na leitura de amanhã, Jesus oferece-nos um modelo de como proceder quando também nós nos sentimos abandonados e distantes de Deus.

REFLEXÃO:

Você consegue pensar em uma época em sua vida em que parecia que Deus estava desatento, não cooperando ou atrasado? Talvez você esteja em um agora. Como essa experiência afetou sua fé?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado