Uma palavra de Cristo para a Terceira Idade

INTRODUÇÃO:

Nestes vinte anos de ministério pastoral, já preguei em muitos locais e entre estes locais, está em asilo de idosos. Hoje em dia sou eu que atingi a terceira idade. Ou melhor ainda, não vamos nos deixar levar pela cultura ocidental que tem repúdio a velhice, vou mudar a frase: hoje em dia, sou eu a velha. Esta palavra te incomoda? A mim, não.

Tenho 61 anos e não tenho problema nenhum ao lidar com meus cabelos brancos e sinais da terceira idade. Muito pelo contrário, acho inumeras vantagens em poder envelhecer na presença do Senhor e também em poder estacionar pertinho da porta de entrada de um shopping lotado. Brincadeiras a parte, louvo a Deus pois não fui contaminada coma necessidade de permanecer jovem para sempre. Faço questão de manter meus cabelos brancos na cor original, muito antes disto se tornar moda!

A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.

Proverbios 20:29

Isso mesmo. Agora Faço parte agora da geração mais velha da igreja. Apesar de não ter problema com idade, as vezes parece que veio cedo demais, afinal ainda tenho muita energia, adora dançar e pular as vezes de forma extravagante enquanto louvo. Mas este ano, diante de um pequeno problema de saude que foi colocado para ser enfrentado e derrotado, houve vezes que me questionei: Como posso encerrar com chave dos céus a minha corrida? Deixo bem claro que isto não é espirito de morte, mas certeza de que, se o arrebatamento não vier antes, um dia eu e você morreremos para este mundo para vivermos a vida eterna com Deus.Isto mesmo, se o arrebatamento não vier antes, nós morreremos, e isto não é uma maldição, mas é a promessa de que estaremos com o Pai. Mas volto a questionar:

Como terminar bem nossa carreira?

PRIMEIRA PARTE: Realmente nós envelhecemos!

Leitura Bíblica:

I Corintios 9:24- 24 Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. É um fato. Estamos todos envelhecendo a cada dia, o que, você tem que admitir, é muito melhor do que a alternativa. Sabíamos que isso aconteceria, mas veio cedo demais. Somos a geração mais velha: os idosos, os mais velhos, os idosos agora na segurança social e no Medicare. A gravidade e as rugas venceram a batalha, mas somos membros portadores de cartas da Silver Sneakers no ginásio. Tem que haver algum lado bom para o envelhecimento, certo?

Nossos corpos outrora fortes agora nos traem à medida que descobrimos novas dores que não estavam lá ontem. Demoramos mais para nos recompormos durante esses breves momentos em frente ao espelho. Quem é essa pessoa idosa que está olhando para mim? De onde no mundo vieram esses cabelos brancos e grisalhos? Parece que tudo demora um pouco mais, pois as articulações protestam e os passos são mais lentos.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Mas o tempo? O tempo não é mais lento. Os dias e os anos já passaram e somos confrontados com a dura realidade de que mais anos ficaram para trás do que estão diante de nós.

Nós só temos uma chance nesta vida terrena. Nesta temporada, a pergunta que precisamos fazer écomo termino bem? Vou sentar e ter uma festa de pena por causa do que eu não posso mais fazer? Vou lamentar a perda de tempo? Ou vou olhar para a frente com expectativa e decidir viver esses últimos anos com propósito, não importa a minha idade ou limitações?

Qual escolher?

Nosso inimigo está apostando na ideia de que vamos desistir, esperando que concordemos com ele que não somos mais necessários ou necessários. Mas você e eu podemos permanecer fortes contra ele, perseverando em nossa posição de experiência e sabedoria do Reino.

Efésios 6:13 - Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Este papel é vital e de importância eterna para aqueles que vêm atrás de nós. Vamos aceitar e acreditar?

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão. Salmos 37:25.

SEGUNDA PARTE: Mente, corpo e alma

Mente, Corpo e Alma

Você e eu entramos no mundo como seres completos – mente, corpo e alma. E mesmo que tenhamos experimentado alguma alteração em algumas dessas áreas, ainda somos seres completos! Somos todos reflexos únicos da glória de Deus e, a partir de uma plenitude saudável, somos mais capazes de amar bem os outros. Aqui está o nosso maior propósito nesta temporada. Salmos 1: 1-3

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Mente

Nossa mente, embora possivelmente não tão afiada quanto antes, ainda está cheia de memórias e experiências. As colinas em que estávamos dispostos a morrer tornaram-se planícies, pois essas questões aparentemente importantes eram temperadas pelas realidades da vida. Mas mesmo com tudo o que aprendemos, nosso inimigo continua a nos atacar com pensamentos de insegurança, rejeição e solidão. Devemos permanecer atentos às suas táticas e mentiras de que nosso valor está se esgotando rapidamente. Devemos ativamente levar esses pensamentos negativos cativos da verdade de Cristo e do que Ele diz sobre nós antes que eles se tornem padrões pelos quais vivemos. O que você acredita se torna sua realidade.

Corpo

"A vida é curta, e então podemos morrer." Essa declaração bem-humorada significa mais para mim agora do que quando a ouvi pela primeira vez aos 30 anos. A vida realmente é curta. Quanto mais vivemos, mais acreditamos nisso.

Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes Salmos 92:14

Recebemos uma vida, um corpo. É verdade que, eventualmente, nossos corpos nos falharão, mas até lá, temos uma escolha em como cuidar dele. Tanto quanto possível, devemos nos mover, comer alimentos vivos, dormir o suficiente e aproveitar o ar livre. Isso não é apenas para que possamos viver mais. É para a qualidade de vida, para que possamos ser a melhor versão de quem Deus nos criou para ser.

Alma

Nossa alma é o centro do nosso ser. É a parte de nós que muitas vezes chamamos de nosso coração ou espírito. Nossa alma é o lugar onde nossa alegria e até mesmo nosso sorriso se originam. Eu me arriscaria a dizer que a saúde da alma é ainda mais vital para o nosso bem-estar do que a nossa condição física do coração, pois a nossa alma é o lugar de residência do Espírito Santo.

Embora essas três partes tenham funções separadas, elas trabalham sinergicamente para nos tornar quem somos. Cada uma dessas partes exige esforço e manutenção e, no entanto, duas delas, nossas mentes e corpos, acabarão por nos falhar. Mas a nossa alma? Nossa alma pode permanecer viva e saudável até o último suspiro. Nossa alma prospera à medida que a alimentamos com palavras de vida e verdade da palavra de Deus e à medida que nos conectamos e nos alinhamos com Seu amor. Quando nossa alma está saudável, temos força – Sua força sobrenatural – para nos elevarmos acima de qualquer coisa que surja em nosso caminho.

Você tem um papel vital a desempenhar em seu círculo de influência – seus filhos, seus netos, sua família estendida e seus amigos – o que lhe dá uma ótima razão para cuidar de si mesmo. Você pode decidir hoje o que fará para ser a melhor versão de si mesmo. Isso é importante porque VOCÊ é importante.

Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia. Salmos 118:24

O que você está fazendo para exercitar e desenvolver sua mente, corpo e alma com alegria neste dia?

TERCEIRA PARTE:

Nosso Propósito Permanece

"É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" Salmos 1:3

Este é o coração de Deus para nós, mesmo em nossa última estação da vida. Viçosos. Plantadas. Profundamente enraizados. Dando frutos. Seu propósito para nós desde o início era amá-Lo e, a partir desse amor, amar ferozmente os outros – deixando para trás um rico legado de fidelidade e amor.

Das raízes profundas da Palavra de Deus e de sua união com Ele, sua fé é um exemplo vivo para os outros, um reflexo de Sua glória expressa através de sua personalidade e dons únicos. Você tem características que foram desenvolvidas pela experiência e temperadas por muitas provações. Você teve vastas oportunidades de crescer em compaixão e misericórdia. A graça agora tem um significado mais profundo, o amor é mais rico e você pode testemunhar plenamente a fidelidade de Deus. Vocês estão transformando depósitos eternos em um legado duradouro de vida e amor.

Mesmo que você esteja hoje em dia não tenha mais compromissos com trabalho ou com escola, você ainda é um construtor do Reino. Seu propósito de amar os outros continua valendo, mantendo os relacionamentos vivos e saudáveis, e compartilhando encorajamento e verdade. E a melhor posição que podemos ter é a posição de intercessor, orando por esta geração e pelas que se seguirão.

As estações mudam, mas seu propósito permanece. Peça a Deus para ajudá-lo a apreciar esta temporada, mesmo que não seja onde e como você esperou. Em vez de se concentrar no que é perdido e mudado, concentre-se no que você pode fazer, no que você tem. Em vez de ter arrependimentos sobre o passado, lembre-se de que Suas misericórdias se renovam todas as manhãs e acordar é uma coisa boa!

Você ainda está aqui e Ele ainda não terminou com você! Peça a Deus para fazer o seu propósito ganhar vida para você. Então, avance com coragem e observe-O multiplicar tudo o que Ele lhe deu.

De Seu espírito profundo interior, você pode escolher viver cada dia desta temporada final com fervor, alegria e grande expectativa. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus Filipenses ‭3:12‬

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado