Morrendo em Cristo

 ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva isto: Bem-aventurados os mortos que morrerão no Senhor a partir de agora".

“Abençoado, de fato”, diz o Espírito, “para que descansem de seus labores, pois suas obras os seguem!”  Apocalipse 14:13
Um dia em breve, todos nós estaremos em outro mundo. O objetivo de nossa série é aprender o que podemos sobre isso e nos preparar para isso.
As pessoas morrem de várias maneiras, por acidente, doença ou velhice. As pessoas morrem em momentos diferentes. O momento e as circunstâncias variam.
Estes são importantes, mas não são de extrema importância.
Toda pessoa que já viveu acaba morrendo de duas maneiras: Jesus disse: “A menos que você acredite que eu sou Ele, você morrerá em seus pecados” (João 8:24). Hoje, estamos olhando para Apocalipse 14:13, onde lemos “Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor”.
Quando você sair deste mundo, ou você morrerá em seus pecados, ou você morrerá no Senhor. Enquanto eu pensava sobre isso, minha mente ficou sobrecarregada com a diferença incalculável entre os dois.
Morrer em seus pecados significa levar seus pecados até a morte com você. Você sai deste mundo, através da morte, e entra na presença de Deus. Seus pecados estão apegados a você. Lá você está na presença de Deus "em seus pecados". Nada poderia ser mais trágico, mais terrível do que isso.
Mas há outra maneira de morrer: “Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor” (14:13). Cristo levou nossos pecados à Sua morte, para que, se você estiver nele, você não os levará à sua.
Morrer no Senhor, separado dos seus pecados, porque Ele os carregou para você - algo pode ser mais glorioso? Esta é uma promessa que pertence a todo cristão. Mas quero que você observe que isso é dado especialmente para pessoas que morrerão nas mortes mais difíceis ...
“Bem-aventurados os mortos que, a partir de agora, morrerão no Senhor  (14:13). A grande besta surgiu no capítulo 13, e o mundo está seguindo o anti-Cristo. Ele está trazendo problemas e perseguição aos cristãos (13: 7).
Então lemos: “Se alguém é levado em cativeiro, ele é levado para o cativeiro; se alguém deve ser morto com a espada, com a espada deve ser morto. Aqui está um chamado para perseverança e fé dos santos ”(13:10).
Aqui estão os crentes que estão pagando o preço final por seguir a Cristo. Alguns deles terão mortes horríveis e John, que está na ilha de Patmos, diz: "Ouvi uma voz do céu dizendo ... Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor". Se isso é verdade para eles, quanto mais para nós?
Por que somos abençoados se morrermos no Senhor?

abençoado porque ...
  1. Eles descansam de seus trabalhos
Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor a partir de agora. “Sim”, diz o Espírito, “eles descansarão de seu trabalho”. Apocalipse 14:13
  1. O trabalho duro é uma marca distintiva das pessoas que estão em Cristo
Eu cortei algumas tábuas e bati algumas unhas ao longo dos anos, mas se eu dissesse "eu sou carpinteiro", aqueles que são carpinteiros riram. Um carpinteiro é alguém que dá a vida ao bom trabalho da carpintaria.
Um cristão não é uma pessoa que faz uma oração de vez em quando; um cristão é uma pessoa que se entrega a seguir a Cristo. Dizer que você é cristão não faz de você um cristão, assim como dizer "eu sou carpinteiro" me faz carpinteiro.
A evidência de que você está em Cristo é que o objetivo da sua vida é servi-Lo. Seja qual for o trabalho que você faz, é quem você é e o que você é.
  1. Servir a Cristo não é fácil
A palavra “trabalho” deixa claro que servir a Cristo significa trabalho árduo e exigente, trabalho que o fará suar. As pessoas que estão “em Cristo” O servem na terra, e nós O serviremos no céu. Mas há essa diferença: se você der sua vida a servir e seguir a Cristo na terra, terá dificuldades, desânimos e decepções.
Mas no céu será diferente ... Spurgeon diz: "Tudo o que eles fazem no céu lhes trará refresco e nunca lhes causará cansaço". [1]
“[No céu] nenhum irmão de coração frio abafará nosso [entusiasmo] ou nos acusará de más intenções; nenhum irmão desanimador nos advertirá de que somos precipitados quando nossa fé é forte e obstinados quando nossa confiança é firme. 
Ninguém vai nos agarrar pela manga e nos segurar, quando correríamos a corrida com todas as nossas forças ... E ninguém predizerá desastre e derrota quando soubermos com confiança que Deus nos dará a vitória. ” [2]
iii. Existem obras para Cristo que só podem ser feitas aqui
“ Descansarão do trabalho” (Apocalipse 14:13). Há certas coisas que aqueles que morrem no Senhor não estarão mais fazendo. Os pastores serão os primeiros a deixar o emprego no céu. Pense em como isso é maravilhoso…
Por que você precisaria de um pregador para proclamar a grandeza de Cristo quando pode ver Sua glória diretamente por si mesmo? Por que você precisaria de aconselhamento? Por que você precisaria de cuidado pastoral quando todas as suas feridas estiverem curadas, e Cristo enxugou todas as lágrimas dos seus olhos?
O trabalho que você faz pode lhe trazer muitas frustrações. Não será mais necessário em um novo céu e uma nova terra. Todos nós estaremos servindo a Cristo com nova energia, satisfação e alegria. Isso dá um grande significado ao trabalho que você está fazendo agora. Você não fará isso no céu, então sua única chance de fazê-lo será aqui na terra.
As únicas orações que você oferecerá serão as que você oferecer enquanto estiver aqui. O único evangelismo que você fará, é o evangelismo que você está comprometido em fazer aqui. As únicas vitórias sobre o pecado e a tentação que você terá são as vitórias que você obtém na sua luta contra o pecado aqui.
Os únicos filhos que você ensinará são os que você ensina aqui, portanto, invista-se nisso - isso tem um significado eterno. A única doação que você liberará é a doação aqui. A única posição que você fará para o que é verdadeiro e certo é a posição que você fará aqui.
Teremos toda a eternidade para nos regozijar em nossas vitórias em Jesus Cristo, mas apenas em muito pouco tempo para conquistá-las. Essa é a urgência da vida cristã. Essa é a urgência do evangelho.

abençoado porque ...
  1. Seus feitos os seguem
Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor ... "Sim", diz o Espírito ... "porque seus atos os seguem." Apocalipse 14:13
Quando os cristãos entram no céu, suas obras estão atrás deles, não na frente deles. O cristão não entra no céu por causa de suas boas obras: "Suas obras os seguem."
Jesus disse: “Vou lá para preparar um lugar para você” (João 14: 2). Jesus é o pioneiro da nossa fé. Ele vai primeiro e abre a porta do céu, e aqueles que O seguem entram e suas obras os seguem!
Boas obras nunca lideram o caminho! Spurgeon diz: "Eles nem andam ao seu lado." Ele pergunta…
“Eles marcham à nossa mão direita ou à nossa esquerda como sujeitos de contemplação animada? Não, não, não ousamos tomá-los como companheiros para nos confortar; eles nos seguem em nossos calcanhares; eles ficam atrás de nós fora da vista, e nós mesmos, em nossos desejos, depois da santidade sempre os superam. [3]
Graças a Deus que as boas obras de cristãos que seguem, porque haverá uma grande recompensa.
Aqui está algo bastante impressionante ... Nossos pecados, que são muitos, são apagados da mente e do coração de Deus. Quando eles são colocados sob o sangue de Cristo, Deus diz: "Não me lembrarei mais deles".
Mas nossas ações, que são fracas e poucas, de alguma forma vivem na memória de Deus para todo o sempre, para que um copo de água fria dado em nome de Jesus não fique sem sua recompensa. Você ficará surpreso com o que Cristo recorda (Mateus 25). Toda lágrima derramada, no arrependimento e na oração, é conhecida por Deus e acarinhada em Seu coração para sempre.
abençoado porque ...
  1. Eles morrem no Senhor
Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor… Apocalipse 14:13
Nem todos os mortos são abençoados - alguns morrem em seus pecados. Nada poderia ser mais trágico. Mas o céu declara a todo crente cristão: sempre que você morre e como acontece, você é abençoado se morrer no Senhor. Não é uma grande garantia viver com isso?
O que significa morrer no Senhor ?
  1. Liberado
Pense em um mártir, um cristão que sofreu muito por sua fé. Ele foi preso, torturado e, com o tempo, seu corpo foi enfraquecido. Ele está cercado de maldições, ódio e dor.
Um dia ele fecha os olhos e é libertado de tudo isso. Ele desperta em um mundo de luz, amor, paz e alegria na presença de Jesus. “Ficar longe do corpo é estar em casa com o Senhor” (2 Coríntios 5: 8).
Outra cristã não está sofrendo perseguição, mas está enfrentando o julgamento de um câncer grave. Os tratamentos tornaram-se difíceis de suportar. Sua energia é minada; o escopo de sua vida tornou-se terrivelmente limitado.
Um dia ela fecha os olhos e acorda em um mundo de luz, amor, paz e alegria na presença de Jesus. “Ficar longe do corpo é estar em casa com o Senhor” (2 Coríntios 5: 8), e o apóstolo Paulo diz
isso é “melhor de longe” (Filipenses 1:23) - não importa quão boa seja sua vida.
  1. Carregado
Jesus contou uma história sobre dois homens que morreram: um homem rico que morreu em seus pecados, e um homem pobre chamado Lázaro, que morreu no Senhor. Ouça a descrição de Jesus sobre a morte desses dois homens ...
“O rico morreu e foi sepultado” (Lucas 16:22) - é tudo o que você pode dizer! "O pobre homem morreu e foi levado pelos anjos para o lado de Abraão" (Lucas 16:22) .  Morra em seus pecados e você morre sozinho. Morra no Senhor, e você é carregado pelos anjos.
Se você está no Senhor, pode dizer: “O Senhor é meu pastor. Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei o mal, pois você está comigo; sua vara e seu cajado me confortam. Ele vai andar com você e levá-lo através deste vale. É um lugar que ele já esteve.
iii. Bem-vindo
O primeiro mártir cristão foi Estevão, um diácono da igreja, um leigo que confessou ousadamente sua fé em Jesus. Você pode ler a história em Atos 7. Estêvão confessou Cristo, e aqueles que ouviram seu testemunho ficaram furiosos. A Bíblia diz "eles cerram os dentes para ele ..."
Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus. E ele disse: "Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus." Atos 7: 55-56
Após a ascensão, geralmente lemos sobre Jesus sentado à direita do Pai, falando da conclusão de Sua obra, mas Steven o viu em pé. Por quê? Cristo está de pé, pronto para recebê-lo! E é assim que será para você, se você estiver no Senhor.
O que você diria a um ente querido que está morrendo?
Esqueça o que você fez ou deixou de fazer por Cristo
Satanás pode trazer à mente a fraqueza de sua fé, mas o bem que você fez deve estar atrás de você, não na sua frente. Não olhe para a vida que você viveu para Cristo, mas para a vida que Ele viveu para você.
Esqueça o seu ministério. Esqueça seus triunfos. Esqueça seu fracasso. Olhe para Jesus e para o que Ele realizou por você na Sua cruz. Você pode estar com alguém que está decepcionado com a vida que eles viveram. Você pode dizer a eles: “Não há base para confiança no que eu fiz por Cristo; mas toda base de confiança no que Cristo fez por mim. ”
Nossa fé e nossas obras são como ouro misturado com escória - elas precisam ser refinadas. Mas tudo o que Cristo realizou é ouro puro. O diabo pode ter um dia de campo, e geralmente acontece com os crentes moribundos, contando todas as suas falhas. Mas ele não pode apontar para um fracasso na cruz de Cristo.
Não olhe para o que você fez ou deixou de fazer - olhe para Cristo. Sua entrada no céu não se baseia no que você fez por Cristo, mas no que Ele fez por você. Essas são as boas novas do evangelho. Você precisará disso para viver e precisará morrer.
Aceite plenamente o que Deus fez por você em Jesus
Essa é uma das expressões mais claras do evangelho que já vi fora da Bíblia ...
Em uma vida eu não vivi.
Após uma morte eu não morri.
A vida de outro, a morte de outro,
Eu jogo toda a minha eternidade. [4]
Minha esperança se baseia em nada menos que o sangue e a justiça de Jesus.
Descanse nas promessas inabaláveis ​​de Deus na morte
No livro, "Pilgrim's Progress", John Bunyan mostra o personagem principal, Christian, atravessando um rio. A água é profunda e Christian teme que ele possa se afogar, mas seu amigo, Hopeful, diz a ele: “Tenha bom ânimo. Sinto o fundo e está bom. ” [5]
As promessas de Deus são a base sólida sobre a qual você pode seguir e ter certeza - embaixo estão os braços eternos. Você pode descansar sua vida, sua morte e sua eternidade nas promessas inabaláveis ​​de Deus.
Conte com a graça e presença de Jesus
Você pode estar com alguém que tem muito medo da morte: "Eu nunca estive assim antes, mas agora estou com medo". Corrie Ten Boom conta uma história de como, quando jovem, ela tinha um grande medo de morrer ...
O pai dela disse: "Corrie, quando vamos a Amsterdã no trem, quando eu lhe dou sua passagem?"
"Pouco antes de pegarmos o trem", disse ela.
“Nosso sábio Pai Celestial sabe quando vamos precisar de coisas também. Quando chegar a hora de alguns de nós morrerem, você examinará seu coração e encontrará a força de que precisa - bem a tempo. ” [6]
Quando eu ando pelo vale da sombra da morte, você está comigo, e sua graça é suficiente para mim. A chave para morrer bem é viver bem. Toda a nossa vida é uma preparação para morrer.
O caminho para morrer no Senhor ...
... é viver no Senhor
Viver com a consciência limpa
Pergunte a si mesmo: "Existe alguma coisa na minha vida agora que eu teria vergonha de morrer e entrar na presença de Jesus hoje à noite?" Se houver, termine com isso. Não se prenda a nada hoje que você deixaria de lado, se soubesse que morreria esta noite.
Perdoe as pessoas que te machucaram
É uma coisa maravilhosa que podemos fazer enquanto vivemos. É exatamente o que nosso Senhor fez: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Estevão recebeu sua sugestão de Jesus e, enquanto estava sendo apedrejado, disse: “Senhor, não segure este pecado contra eles” (Atos 7:60).
Na medida do possível, viva em paz com todos os homens. Deixe de lado a amargura. Não há nada disso para onde você está indo. Concentre-se nas coisas de cima, onde Cristo está sentado.
Pratique morrer todos os dias
"Se alguém vier atrás de mim, negue a si mesmo, pegue sua cruz diariamente e siga-me." Lucas 9:23
Viver a vida cristã envolve um tipo de morte diária - tenho que morrer para mim mesmo para viver por Cristo. É sobre dizer "Não" a si mesmo e "Sim" a Deus. Todos os dias você está morrendo de vontade de viver para Cristo ...
“Ninguém acharia difícil morrer quem morria todos os dias. Ele teria praticado tantas vezes que só teria que morrer, mas mais uma vez; como o cantor que já passou pelos ensaios e que apenas fez as anotações de uma vez por todas e já fez. ” [7]
Antecipe sua futura casa
“Concentre-se nas coisas de cima” (Colossenses 3: 2), Paulo diz aos cristãos: “onde Cristo está sentado…” (3: 1). Coloque seu tesouro e seu coração lá.
Quando nossa família se mudou para cá da Grã-Bretanha, há 15 anos, comprometemo-nos a comprar uma casa que minha esposa nunca tinha visto. É uma estratégia de alto risco. Eu visitei sozinho, alguns meses antes de nos mudarmos, e tirei fotos.
A escolha era entre ir a uma casa que minha esposa nunca tinha visto ou mudar para um alojamento temporário e depois encontrar algo juntos. Karen olhou para as fotos e disse: "Vá em frente".
Karen amou a casa quando chegamos. Assim que entrou, sentiu que era um lugar que ela já conhecia. Olhando para as fotografias, era estranhamente familiar - ela sentiu que pertencia e sabia que estava em casa.
É assim que vai ser para você no céu, se você tiver decidido as coisas acima e armazenado tesouros no céu. “Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor a partir de agora. “Sim”, diz o Espírito, “eles descansarão de seu trabalho, pois suas ações os seguirão!” (Apocalipse 14:13).

[1] CH Spurgeon de, “Uma Voz do Céu”, Sermão # 1219
[2] Ibidem.
[3] Ibidem.
[4] Horatius Bonar, "Cristo por nós", da coleção "Hinos da Comunhão", 1881
[5] John Bunyan, "Pilgrim's Progress", p. 204, Bridge Logos, 1998
[6] Corrie Ten Boom, “O esconderijo”, p. 31f, galinha anã, 1984
[7] CH Spurgeon, “Dying Daily”, Sermão # 828

© Colin S. Smith
Permissões: Você tem permissão e é incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato que escolher, desde que não altere ou altere as palavras de qualquer forma e não cobra uma taxa (além do custo de reprodução desses materiais). Para publicação na web, é preferível um link para este documento em nosso site (www.UnlockingtheBible.org). Qualquer exceção ao acima deve ser aprovada por Desbloquear a Bíblia, 1-866-865-6253.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado