Os três tipos de descanso que precisamos experimentar

 

Ao olhar um jovem equilibrista no farol de minha cidade, vejo-o tentando equilibrar pratos em longas varas em suas mãos, sua testa e boca. Se quaisquer um destes pratos diminuir a velocidade, tudo irá ao chão. Foi tudo muito rápido e as lembranças de épocas que me senti como este jovem acrobata, equilibrando pratos giratórios nas extremidades de varas. 

"Leve seu filho mais velho para a aula de reforço. Não se esqueça da natação do mais novo. Feche aquele contrato para garantir a renda do mês. Não se esqueça de fazer aquele telefonema para a sua amiga que está com problemas depois de pagar todas as contas e conferir se precisa passar no supermercado ainda hoje".  

O sentimento era que, se falhasse em algo, o fracasso total seria decretado. Realmente, às vezes é muito difícil equilibrar nosso cotidiano. São tantas “as varas” que temos que equilibrar. Mas então, vem a decisão: Preciso descansar!

Mas descansar o que, como? O corpo está hiper agitado, a mente não para, e o espírito quer ansiosamente encontrar a fonte de águas vivas. Deus responde: Teu corpo, tua alma e teu espírito necessitam de descanso  e estes são descansos distintos!

 

O Descanso Físico

 

São muitas os artigos que explicam os benefícios do descanso físico: melhor disposição, aumento da imunidade, diminuição dos riscos de acidentes, etc. 

Deus também se manifestou a respeito da necessidade de descansarmos nosso corpo, instituindo o exemplo do  descansou na criação (Gênesis 2:1-3). Jesus também dormia (Mateus 8:24). Deste modo podemos ver que é muito bom seguirmos o mandamento de Deus de cessar nosso trabalho e descansar (Êxodo 20:8-11), a fim de aliviar o stress crônico, que afeta não apenas nosso corpo, mas também nossa alma. 

 

O Descanso de Alma

 

Nossa alma é a nossa personalidade, nossos sentimentos e emoções. Existem pessoas mais extrovertidas, pessoas mais introvertidas, existem aquelas no meio termo. E uma das coisas que podemos fazer para dar descanso a nossas almas é aceitar o teu tipo de personalidade, sendo liberta das comparações com outras pessoas.  Afinal, você já desejou ter uma personalidade diferente da tua? É visível desde o nascimento que cada bebê reage de modo diferente do outro. Esta é a personalidade que Deus proveu. É logico que esta personalidade passará por várias fases durante o crescimento, sendo muito influenciada pelo contexto de criação. Mas um diamante não irá virar esmeralda apenas pintando o seu exterior. 

A nossa alma também tem três partes funcionais: nossa mente, que é nosso "pensador", nossas emoções, que é nosso "sentidor", e nossa vontade, que é nosso "escolhidor". Tudo isso pode se cansar quando não estamos descansando em Cristo. Nossa alma pode se cansar do cristianismo legalista, da culpa, do medo da punição de Deus, da vergonha, da escolha de viver da carne, da preocupação, orgulho, raiva, depressão. Nossa alma se cansa acreditar em mentiras sobre si mesmo, da rejeição, da tristeza, decepção, expectativas inalcançada e mais, muito mais.... 

O livro de Levíticos continua contando a história de como o povo vagou no deserto por 40 anos sem conseguir entrar no descanso que lhes havia sido prometido por Deus quando os livrou da escravidão do Egito. O povo falhou em desfrutar deste descanso pela incredulidade, que os levou a desobediência e murmuração. Suas almas estavam atribuladas.  Eles falharam em desfrutar desse descanso por uma única razão – incredulidade. Muitas leis foram criadas de modo a dar-lhes uma direção. Mas eles não conseguiam, se deixando levar por seus pensamentos, seus sentimentos e suas escolhas. 

Jesus quebrou muitos destes paradigmas, enfatizando que deveríamos nos preocupar com  o nosso interior. Veja o que Marcos 7:20-23 diz: Aquilo que vem de dentro é que os contamina. Pois de dentro, do coração da pessoa, vem os maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnia, orgulho e insensatez.

Você consegue prestar atenção neste lista? A primeira palavra da lista é “maus pensamentos” e a última “insensatez”. Não são pecados tão palpáveis como a imoralidade sexual, o homicídio ou adultério, mas estas ações abrem e fecham uma lista de coisas que contaminam os nossos corações.

O salmista clama no Salmo 38:5-8 em meio a dores físicas e da alma causadas por sua insensatez

Minhas feridas infeccionaram e cheiram mal, por causa de minha insensatez. Estou curvado e atormentado; entristecido, ando o dia todo de um lado para o outro. Meu corpo arde em febre, minha saúde está arruinada. Estou exausto e abatido, meus gemidos vem de um coração angustiado.

Mateus 11:28-30 nos ensina a descarregarmos nossos fardos sobre Ele. Jesus nos oferece o descanso da nossa mente, de nossos sentimentos e vontades. Temos acesso a este descanso através da fé em Cristo. Se não atendermos este chamado, o cansaço da alma nos impede de chegarmos ao lugar seguro ao lado de Deus, o descanso espiritual.

 

O descanso espiritual

 

Infelizmente é comum quando a pessoa deseja mais tempo para descansar seu corpo, ela deixar de lado algumas varas, e uma das primeiras varas a ser abandonada é a Palavra de Deus. Passamos a não mais priorizar a leitura da Bíblia, a ir ao nosso lugar de segurança. Prioriza-se outras ações, outras emoções e então os problemas afloram com violência, surgindo vários são os sintomas: frustração, ansiedade, sentimos nossas costas se curvarem ante os fardos e ao mesmo tempo, sentimos um vazio que não conseguimos preencher com mais nada.  

O descanso espiritual só pode ocorrer quando entendemos quem somos em Cristo. Ao entendermos a obra da cruz, nos dá o dom do descanso espiritual e a perseverança necessária para entendermos o que realmente é importante.

Defina-se de forma radical como Filha de Deus. Este é a sua verdadeira identidade. Qualquer outra identidade que não seja a data por Deus é ilusão. Ao passar tempo com o Senhor em seu lugar seguro, você pode ter acesso a este descanso espiritual. Muitas vezes é uma batalha garantir a presença neste local no nosso cotidiano. O cansaço, as distrações, as obrigações, mas estar neste lugar seguro traz a paz necessária para enfrentar as tribulações que fazem parte desta nossa vida.

Em Salmos 42:1 diz:

Como a corça anseia pelas correntes de água, assim a minha alma anseia por Ti, óh Deus.

A corça anseia pelas correntes das águas, pois a água tira o seu cheiro característico, que atrai aos predadores. Limpa ela pode alçar maiores voos, sem medo de ser atacada. Assim é conosco, quando estamos nas correntes de águas vivas, no nosso lugar seguro, o inimigo de nossas almas terá dificuldade de nos achar e podemos voar, com asas abertas voar!

Como filhas de Deus, fomos chamadas para viver nossa vida com intimidade com o nosso Aba Pai, nosso Paizinho. Deixar de lado algumas das responsabilidades do mundo na qual vivemos e intencionalmente procurar dar ao nosso Papai a prioridade de nosso tempo e atenção é a chave para uma vida de abundância: repleta de paz, de alegria, de poder e proposito. E isto começa com a decisão de voltar-se para Ele e colocar as coisas em ordem de prioridade.

Ouça Deus te falando: “ Venha para o teu lugar seguro! Venha até a mim! Estou te esperando lá! Você nunca poderá ter uma vida plena sem ter intimidade comigo! Eu não farei todas as coisas por você! Tem coisas que são para você fazer! Mas nós estamos juntos  e Eu posso te ajudar! Se você for para este lugar seguro, creia que Eu estarei lá te esperando e te mostrarei coisas incríveis que você não compreendia!”

Ore em voz alta agora e firme o teu compromisso com Deus:

Senhor, eu decido estar junto de Ti. Quero conhece-Lo mais, quero ter mais experiencias contigo! Me ajude a sair deste ritmo diário imposto e me voltar para Ti, o meu primeiro amor!  Ouvi a tua voz me chamando e decidi ir. E eu sei que quando estivermos juntinhos, Tú me protegerás e me mostrarás o verdadeiro sentido de minha vida! Nós encontraremos lá, meu Senhor e Salvador!


Reflexões para a semana:

 

·         Pare tudo por um momento e agradeça a Deus por Ele te dar a tua personalidade, teus gostos e talentos. Afinal, você é única, pois Deus não faz clones ou cópias.

·         Identifique os fardos que estão sobrecarregando a sua alma.

·         Você os está carregando com Cristo ou por conta própria?

·         Identifique  quais são os fardos que você está levando que não são teus, mas de outras pessoas. 

·         Procure descobrir por que você os carrega.

·         Decida por entregar todos os fardos ao Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado