Cavar Poços dá muito trabalho!

Introdução

Sim — cavar um poço dá mesmo muito trabalho!
Exige força física, paciência, técnica e também sabedoria para saber onde e como cavar.
Mas veja que interessante: na Bíblia, cavar poços tem um simbolismo muito bonito — fala de perseverança, provisão, fé e até herança para as próximas gerações (lembre-se de Isaque cavando poços em Gênesis 26).

Na vida espiritual, também é assim: às vezes temos que “cavar” com esforço a nossa busca por Deus, por respostas, por crescimento — e no final, brota água viva!

Leitura base: Gênesis 26:18-22 (ARA)
"E Isaque tornou a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai [...]. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas."

Reflexão
Isaque, mesmo sendo herdeiro das bênçãos de Abraão, não se acomodou. Teve que cavar novamente os poços que os inimigos haviam entulhado. Cada tentativa trazia oposição — os filisteus contendiam pelas águas. Mas ele não desistia. Continuou cavando, até encontrar um poço que não foi disputado. E deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora, nos deu lugar o Senhor, e prosperaremos nesta terra”.

Na nossa jornada com Deus, há momentos em que parece que tudo está “entulhado”: o ânimo, as orações, as promessas. Nesses momentos, o Espírito nos chama a cavar com persistência. Reabrir os poços antigos (voltar à Palavra, à comunhão, à adoração) e cavar novos (novas atitudes, novas buscas, novos níveis de intimidade com Deus).

Sim, dá trabalho. É cansativo. Às vezes, não vemos resultados imediatos. Mas a promessa é certa: há águas vivas preparadas para quem não desiste!

Jesus disse: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38, ARA). O nosso “cavar” é a entrega, a busca, o permanecer. E Ele é fiel para fazer brotar vida onde antes havia sequidão.

Pergunta para reflexão:
Em que área da sua vida Deus está lhe chamando para cavar mais fundo? O que você precisa desentulhar ou perseverar hoje?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Gratidão em Tempos Dificeis

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus