Mártires Cristãos do século 20: Elizabeth Graham Atwater



Introdução

Elizabeth Graham Atwater, carinhosamente conhecida como Lizzie, foi uma missionária americana que dedicou sua vida à obra de Deus na China. Durante a Rebelião dos Boxers em 1900, ela e sua família foram martirizados por sua fé. Sua história é um testemunho de coragem, devoção e confiança inabalável em Cristo.

Chamado Missionário

Nascida em 1869, Lizzie foi educada em Londres e Weston-super-Mare antes de viajar para a China como governanta de uma família missionária. Após passar no exame de chinês, foi nomeada missionária pela American Board of Missions. Casou-se com o reverendo Ernest R. Atwater, também missionário na China. Juntos, serviram na província de Shanxi, onde enfrentaram desafios significativos devido à crescente hostilidade contra estrangeiros e cristãos.

A Rebelião dos Boxers

Em 1900, a Rebelião dos Boxers eclodiu na China, liderada por um movimento nacionalista que se opunha à presença estrangeira e ao cristianismo. Missionários e cristãos chineses foram perseguidos e mortos em várias regiões. Lizzie e sua família estavam em Fenzhou, onde, em 15 de agosto de 1900, foram brutalmente assassinados por soldados com espadas. Lizzie estava grávida na época.

A Última Carta

Antes de sua morte, Lizzie escreveu uma carta comovente a seus pais, datada de 3 de agosto de 1900. Nela, expressava sua paz interior e confiança em Deus, mesmo diante da morte iminente:

“Queridos, anseio ver os vossos rostos amados, mas receio que não nos encontraremos sobre a terra. Estou preparando-me para o fim muito quieta e calma. O Senhor está maravilhosamente perto e não me abandonará. [...] Meu pequeno bebê irá comigo; creio que Deus o dará a mim no Céu, e minha querida mãe ficará tão feliz em nos ver. Não consigo imaginar a recepção do Salvador; oh, isso compensará todos estes dias de suspense. Queridos, vivam perto de Deus e apeguem-se menos à terra. Não há outro caminho pelo qual possamos receber aquela paz de Deus que excede todo entendimento... Devo manter-me calma nestas horas. Não me arrependo de ter vindo para a China.” Asia Harvest

Legado Eterno

O martírio de Lizzie Atwater é um exemplo de fé inabalável e dedicação à obra de Deus, mesmo diante da morte. Sua história inspira cristãos ao redor do mundo a viverem com coragem e confiança em Cristo, independentemente das circunstâncias. Ela é lembrada como uma mártir da fé, cuja vida e sacrifício continuam a impactar gerações.

Reflexão para a Igreja

A vida de Lizzie Atwater nos desafia a refletir sobre nosso compromisso com a missão de Deus. Estamos dispostos a sacrificar nossas vidas por amor a Cristo e aos outros? Sua história nos lembra da importância de viver com coragem, fé e dedicação à obra missionária, seja em terras distantes ou em nosso próprio contexto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Gratidão em Tempos Dificeis

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus