Personagens Bíblicos - Simeão, Simão, Cefas

Significado do nome Simeão: Significa “ele ouviu”, “ouvinte”.
Com a mesma origem de Simão, Simeão vem do hebraico Shim’on, de shemá, que significa “ele ouviu” e por consequência tem o significado de “ouvinte”.
Dentre outros personagens, um dos filhos de    Jacó e Lia recebeu este nome, sendo que p  o significado do nome Simeão pode ter vindo do seu nascimento, quando sua mãe gritou “Jeová me ouviu porque eu era desprezada”, ao fazer  referência à sua irmã Raquel, que também era mulher de Jacó e dita como mais amada. 
A outra versão deste nome, Simão,  é nome de vários personagens bíblicos, no qual se destaca o apóstolo Simão, conhecido também como "o zelador", que ajudou Jesus a carregar a sua cruz e Simão, (ou Cefas) que teve o seu nome mudado para Pedro à pedido de Jesus, mais tarde ficando conhecido como  o apóstolo Pedro. 
Pedro recebe quatro diferentes nomes no Novo Testamento. em hebraico seu nome era Simeão, em grego era Simão. Seu apelido  hebraico era "kepha", que quer dizer rocha, transliterado para Cefas em aramaico. Em grego, Cefas, ou Rocha, recebe a tradução de Petros. Nas Bíblias em portugues este apelido "Cegas, Rochas ou Petros" foi traduzido para Pedro. Resumindo, nas bíblias em portugues temos os nomes Simeão, Simão, Pedro e Cefas para o mesmo personagem. 
Já vimos que serão muitos os personagens na Biblia que encontraremos com o nome de Simeão, Simão, Cefas. Mas e Shamã? O que está fazendo aqui?
Logo no incio foi explicado que Simeão tem o significado de ouvinte, sendo originado do hebraico Shim’on, de shemá. 
Shemá na Biblia também aparece como o verbo ouvir. 
Shemá Israel são as duas primeiras palavras do Devarim (Deuteronomio 6:4-9) na Torá, constituindo a principal oração do judaismo. 

Shemá Yisrael, Ado-nai Elohenu, Ado-nai Echad.
Baruch shem kevod malchutô leolam vaed.
Ouve Israel, ADO-NAI nosso Deus ADO-NAI é Um.
Bendito seja o nome da glória de Seu reino para toda a eternidade.

No Judaísmo Tradicional, pelos menos duas vezes ao dia os judeus fazem a denominada “oração do Shemá”, na parte da parte da manhã e após o anoitecer. Tal oração é a mais importante do Judaísmo, em que são recitados determinados textos da Torá.
Mais informações sobre Shemá: 
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/01/shema-israel.html



Então podemos ver que o discipulo Pedro, era chamado de "ouvinte" e seu apelido era "rocha". 



Personagens com o nome de Simão:

1. Simão Pedro - o apóstolo Pedro certamente é o personagem bíblico mais conhecido com esse nome. Comparado aos outros Simão, é dele que se têm mais informações na Bíblia. Seu nome era Simão, e Jesus o chamou de Pedro (Mateus 16:18; Marcos 3:16). Seu pai se chamava Jonas e seu irmão, André, também era um dos doze apóstolos de Jesus (Mateus 16:17; João 21:15). Mais informações sobre Pedro: 
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/01/biografia-de-pedro.html

2. Simão de Cirene - o homem que carregou a cruz de Cristo quando este estava fraco demais para faze-lo. Em Mc 15:21, Marcos o identifica com o pai de Alexandre e Rufo. Estudiosos dizem que Simão e sua familia se converteu ao cristianismo (Rm 16:13).  Mas isso são suposições ainda não provadas. 



3. Simão, o curtidor - Pedro se hospedou em sua casa em Jope  por vários dias (Atos 9:43). Os curtidores eram considerados imundos pelos judeus em virtude de tocarem em animais mortos. Simão era um cristão e era uma honra hospedar a Pedro. 

4. Simão, o fariseu - Um fariseu era extremamente zeloso quanto o cumprimento da Lei e conhecia muito bem a Torah. Certa vez, um fariseu chamado Simão convidou Jesus para jantar em sua casa. Jesus aceitou de bom grado. Este fato é muito curioso, pois havia uma disparidade enorme entre Jesus e os fariseus. Estes ficavam profundamente escandalizados com as atitudes do Mestre, que andava com pecadores, comia com publicanos, conversava com prostitutas, tocava em leprosos e tinha fama de comilão e bebedor de vinho. Isto para não mencionar as curas e trabalhos nos sábados entre outras tantas “transgressões”. Simão, como muitos outros fariseus, sofriam do mesmo o problema básico: falta de vivacidade espiritual. Embora fossem autoridades religiosas, não tinham vida espiritual.



5. Simão, o leproso é  mencionado em Mateus 26 e Marcos 14.  Existem alguns estudiosos que acreditam que Simão, o leproso e Simão, o fariseu (Lucas 7), são a mesma pessoa.  
Por causa das similaridades entre os relatos nos evangelhos, muitos estudiosos tentaram reconciliar os eventos e os participantes de cada um, ao passo que muitos outros destacaram as diferenças entre eles.
Simão é também identificado como sendo Lázaro ou um parente dele, talvez seu pai ou irmão, pois tanto Mateus quanto Marcos mencionam Simão enquanto João menciona Lázaro, mas os quatro evangelhos relatam que Jesus esteve hospedado em Betânia na Semana Santa. Abbé Drioux defende que Lázaro de Betânia, Simão, e Lázaro, o leproso da parábola de Jesus, são a mesma pessoa, pois nela, Lázaro é um leproso como Simão, e também por conta de uma coincidência defendida por Drioux entre Lucas 16:30 e 12:10, pela qual Anás e Caifás tentaram matar Lázaro depois que ele foi ressuscitado.



6. Simão, o zeloteOutro apóstolo do Senhor Jesus. Ele também aparece sendo chamado de “o nacionalista” ou “o cananeu” (Mateus 10:4; Marcos 3:18). Todas essas designações se referem ao fato de que ele pertencia ao grupo schamado Zelotes.  Os zelotes pertenciam a uma seita judaica radical do tempo de Jesus. 
Os zelotes acreditavam na luta armada contra os romanos e esperavam um Messias guerreiro.  Os zelotes levaram sua devoção à Palavra de Deus ao extremo, acreditando que deviam fazer tudo para a defender, até matar pessoas. A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote, derivada do aramaico e significam a mesma coisa: "zeloso", que representa o fanatismo deste grupo.
Para os zelotes, a dominação romana era uma afronta que não podia ser tolerada. Israel era a nação escolhida de Deus mas os romanos não criam em Deus nem O honravam. Os judeus não se deviam associar a gentios e deviam ser exulsos de Roma, sando força, caso necessário. 
7. Simão, pai de Judas Iscariotes: o texto bíblico nos informa que o pai de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu o Senhor Jesus, também tinha esse nome (João 6:71; 13:2,26).

8. Simão, irmão de Jesus: um homem chamado Simão também é citado ao lado de Tiago, Judas e José, como sendo um dos irmãos do Senhor Jesus (Mateus 13:55; Marcos 6:3). 

9. Simão, o mago: esse homem era um mago   que aparece nas narrativas quando   Filipe pregou o Evangelho em Samaria (Atos 8:9,13). Quando os apóstolos Pedro e João chegaram naquela cidade, ele tentou comprar o poder do Espírito Santo, e  foi repreendido  por Pedro (Atos 8:18-23). Escritos do período dos pais da Igreja relatam que Simão se tornou um gnóstico, e, inclusive, tentou se identificar como sendo o próprio Deus.

10. Simão de Jope: um homem em cuja casa o apóstolo Pedro estava hospedado quando foi convocado a ir ter com o centurião Cornélio de Cesaréia para lhe falar acerca das boas-novas da salvação em Cristo (Atos 9:43; 10:6,17,32).

Personagens com o nome de Simeão:

1. Simeão Niger - era discípulo e profeta de Antioquia. Provalvemente  Níger significa que ele era negro. Foi doutrinador em Antioquia (At 13.1).

2. Simeão, filho de Jacó com Lia - Gn 34:25 
"Estes foram seus filhos com Lia: Rúben, o filho mais velho de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom." Genesis 35:23
Predisse Jacó que Simeão e Levi, por causa da sua crueldade para com os siquemitas, não teriam porção determinada na Terra da Promissão: ‘dividi-los-ei em Jacó, e os espalharei em israel’ (Gn 49.5,7). No tempo da fome, foi Simeão conservado prisioneiro por José, como uma segurança de que seus irmãos voltariam ao Egito (Gn 42.24,36). Não é dada a razão da escolha. A tribo de Levi nunca teve qualquer porção determinada do território – e a de Simeão recebeu apenas uma parte da terra, desmembrada de Judá (Js 19.1, etc.), e certos territórios nas montanhas de Seir e desertos de Gedor (1 Cr 4.39,42), que eles à força tiraram aos seus primitivos habitantes. Era pequena a tribo de Simeão, sendo em pequeno grau a sua multiplicação (1 Cr 4.27). Na numeração feita no Sinai, era relativamente grande, pois que forneceu 59.300 combatentes (Nm 1.23 – 2.12,13) – mas na segunda contagem, em Sitim, era a menor de todas as tribos (Nm 26.14). A sua situação, na marcha pelo deserto, era na parte sul do tabernáculo sob o estandarte de Rúben (Nm 2.12). 

3. Simeão, chefe do Sinedrio
Um judeu de idade avançada e homem piedoso, que louvou a Deus quando Jesus foi apresentado no templo (Lc 2.25 e seg.). Dizia-se que Gamaliel, o instrutor de Paulo (At 22.3), era filho de Simeão – sendo assim, foi ele, provavelmente, um rabi de alta consideração. Diz a tradição ter ele sido chefe do sinédrio.

4. Simeão, parente de Jesus - Um nome na genealogia de Jesus Cristo (Lc 3.30). 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado