Como lidar com a ansiedade - Parte 3

Caso você não tenha lido as partes 1 e 2, segue os links:
Parte 1: https://medita-na-palavra.blogspot.com/2020/02/como-lidar-com-ansiedade-parte-1.html
Parte 2: https://medita-na-palavra.blogspot.com/2020/02/como-lidar-com-ansiedade-parte-2.html


 Para encerrar, veremos a passagem mais destacada do livro mais destacado da história. Sim, eu nem estou inventando isso. 
 Esse livro é a Bíblia, e essa passagem é encontrada na carta de Paulo à igreja das Filipinas. Aparentemente, essa era uma mensagem que as pessoas precisavam há 2.000 anos atrás, e é uma mensagem que precisamos hoje. 

Paulo escreveu sua carta a uma comunidade dos primeiros seguidores de Jesus que estavam enfrentando muita oposição. Muito parecido com o que muitos de nós experimentamos hoje. Somos bombardeados com notícias de uma tragédia após a outra. Somos atingidos por uma dor após a outra. Vemos pessoas que amamos sofrem um dia após o outro. Somos um povo que enfrenta séria oposição. 

Não apenas isso, mas essa comunidade dos primeiros seguidores de Jesus estava vivendo de uma maneira completamente contrária à cultura de seus dias. A cultura de seus dias, a cultura do Império Romano, acreditava que isso poderia dar certo. O Império Romano acreditava no lema "paz através da força". O caminho de Jesus não era sobre fazer a paz através da força, mas sobre dar a outra face. Os romanos viam misericórdia e compaixão como fraqueza. Os seguidores de Jesus vêem misericórdia e compaixão como sabedoria. 

Não é semelhante à cultura da qual fazemos parte hoje? Vivemos em uma cultura que diz que a única coisa que importa é a sua felicidade. Obtendo mais. Mais seguidores, dinheiro, status e aprovação. O caminho de Jesus diz que o que importa mais do que felicidade é santidade. O caminho de Jesus nos convida a dar mais. Mais amor, compaixão, graça e serviço. Nossa cultura diz que é tudo sobre você. A maneira de Jesus diz que tudo é amar os outros da mesma maneira que Deus os amou por meio de Seu Filho Jesus.

 Acredito que da mesma maneira que as palavras de Paulo foram escritas para incentivar e equipar os primeiros seguidores de Jesus, essas palavras podem encorajá-lo e equipá-lo hoje. 

Ao ler essas palavras, diminua a velocidade. Não tenha pressa. Faça a si mesmo estas perguntas: O que essas palavras significam para a igreja das Filipinas? O que essas palavras significam para mim? Como essas palavras podem me ajudar a encontrar paz e alívio da ansiedade? 

 Desafio:  Celebre o que Deus fez. Ore e peça ajuda a Deus. Escolha se concentrar nas coisas que são boas.  O que você está tentando fazer através da minha ansiedade? 

Deus realmente se importa?

Você já fez essa pergunta? Deus realmente se importa com a minha ansiedade? Porque se Deus é bom, e Ele me ama, então não faria sentido Deus tirar a ansiedade e melhorar tudo? Ele é deus Ele pode fazer isso. Certo?
 Eu sei que é algo com o qual lutei. Muitas vezes. Se você é como eu, talvez tenha sentido que não pode contar a ninguém que tem essas perguntas. Você pode ficar nervoso com o que as pessoas pensariam se soubessem que você tinha perguntas sobre Deus. Se você tivesse dúvidas. Se você tivesse preocupações. O que eles diriam? Eles pensariam que você não é mais um cristão? Eles acham que a culpa é sua? Eles diriam para você simplesmente ter fé? Apenas confiar em Deus? Para ler mais a sua Bíblia?

É louco como imaginar se Deus realmente se importa com a nossa ansiedade pode levar a ainda mais ansiedade sobre o que as pessoas pensariam se soubessem que estávamos fazendo essa pergunta. Torna-se rapidamente um ciclo perigoso e aterrorizante. 

E se eu dissesse que você não é o único que teve essas perguntas? E não, não estou falando apenas de mim. E se eu lhe disser que há toneladas de histórias e exemplos na Bíblia de pessoas lutando com Deus e se perguntando se Ele se importa? 

 Não acredita em mim? Vá ler os Salmos. Seriamente. Sim, estou pedindo para você fazer isso novamente. Porque eles são tão bons! 

Os Salmos são uma mina de ouro de expressões ricas, honestas e dolorosas de clamar a Deus. Perguntar se Ele está lá, e se Ele se importa. E eles nem sempre são muito limpos. Eles nem sempre terminam com uma nota alta. Às vezes, as perguntas não são respondidas. Às vezes, não temos uma resposta clara. Às vezes, o problema não é resolvido. 

 Eu acho que o fato de esses Salmos, essas expressões de dúvida, sofrimento e ansiedade existirem, é um presente para nós. Eu acho que elas são uma das maneiras pelas quais Deus nos mostra que Ele se importa, que Ele nos vê e que Ele nos entende. Mesmo quando Ele não afasta a ansiedade ou luta, ele nos informa que não estamos sozinhos, que não somos esquecidos e que Ele se importa conosco. 

Desafio: Anote uma lista de coisas que você gosta de fazer. Coisas que ajudam você a ter uma sensação de calma e paz. Quando você começar a se sentir ansioso, observe a lista que criou e escolha uma dessas coisas. 

Como faço para lidar com todos os pensamentos negativos? 

Você já sentiu como se sua vida fosse uma prisão? Uma prisão cheia de todas as coisas que você  tem  e vazias das coisas que você quer

Você sempre quis se esconder no seu quarto e assistir ao Netflix ou YouTube ou a vídeos sem sentido, porque não suporta ficar sozinho com seus pensamentos? Você já tentou apenas se distrair de si mesmo?

Você já pensou na criança feliz que costumava ser e se pergunta o que aconteceu? De onde veio todo o estresse? Quando a ansiedade tomou conta? Quando eu parei de querer cantar, dançar e tocar? O que aconteceu comigo?

Você não está sozinho e há esperança. 

A pressão que você está sentindo, o estresse que você está carregando e a ansiedade com a qual você está lidando não estão bem. Infelizmente, eles também não são únicos. Você faz parte da geração mais ansiosa e estressada da história. Portanto, a boa notícia é que você não está sozinho ao lidar com essas coisas, e a má notícia é ... você não está sozinho ao lidar com essas coisas. Você não está sozinho. 

Há esperança. 

Como seres humanos, nunca fomos feitos para viver sozinhos. Você foi criado para ter pessoas em sua vida que você cuida e que cuidam de você. Há pessoas que estão lutando com a ansiedade, assim como você. Eles precisam de você. E você precisa deles. 

Jesus apareceu na história como amor e esperança na forma humana. Jesus mudou a <em> história </em> e Jesus quer mudar a <em> sua história </em>. Ele trouxe esperança e cura para as pessoas que estavam sofrendo. Ele mostrou a eles repetidas vezes que não estavam sozinhos, que eram amados e que havia esperança. Ele quer fazer o mesmo por você.

Jesus modelou o valor de relacionamentos confiáveis. Ele tinha doze amigos com quem fez tudo durante o Seu ministério. Doze discípulos. Doze pessoas que estavam lá para incentivar um ao outro, orar um pelo outro e confortar um ao outro. Doze pessoas que se amavam, não importa o quê. Doze pessoas que se amavam, assim como Jesus as amava. 

Todos queremos ter pessoas assim, e todos precisamos ter pessoas assim. São pessoas assim que nos ajudam a superar os pensamentos negativos em nossas vidas, para que possamos começar a viver vidas positivas. 

Como você lida com os pensamentos negativos? Compartilhe-os com pessoas que você ama e que amam você. Deixe-os ajudá-lo a superar esses pensamentos negativos, para que você possa viver uma vida positiva. 

Desafio:  Abra a ansiedade que você está sentindo com as pessoas que se importam com você. Não espere que eles perguntem o que está acontecendo. Tenha a coragem de ir primeiro. 

Versículos sobre ansiedade:
“E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.”
(Hebreus 13:6)
“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.”
(Provérbios 17:22)
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
(Apocalipse 21:4)
“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.”
(Provérbios 12:25)
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
(Isaías 41:10)
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
(Salmos 23:4)
“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
(Salmos 34:4)
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.”
(Mateus 6:26-28)
“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”
(Salmos 121:1,2)
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.”
(Salmos 94:19)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ”
(Mateus 11:28-30)
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”
(Mateus 6:27)
“No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.”
(Salmos 56:3)
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
(Mateus 6:31-34)
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
(Filipenses 4:6-8)
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
(1 Pedro 5:7)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado